Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Diario
4 juin 2008

A Força De Coriolis

A Força de Coriolis

Fui visitar uma tia a Austrália. Fui de avião, quando estava prestes a passar para o hemisfério sul quando reparei que a água começou a correr para o lado contrário. Achei tudo muito estranho e decidi ir perguntar à minha mãe o que se estava a passar e ela explico-me que se tratava da força de Coriolis.

Em um sistema de referência ("referencial") em rotação uniforme, os corpos em movimento, tais que vistos por um observador no mesmo referencial, aparecem sujeitos a uma força perpendicular à direcção do seu movimento. Esta força é chamada Força de Coriolis, em homenagem ao engenheiro francês Gustave- Gaspard Coriolis.

História

No final do século XVIII e início do século XIX, a Mecânica conheceu grandes desenvolvimentos teóricos. Como engenheiro, Coriolis interessou-se em tornar a mecânica teórica aplicável na compreensão e no desenvolvimento de máquinas industriais. Em seu artigo. A força de Coriolis aparece como um componente suplementar da força centrífuga, sentida por um corpo em movimento relativo a um referencial em rotação, como acontece, por exemplo, nas engrenagens de uma máquina.

O argumento de Coriolis baseava-se na análise do Trabalho e da Energia potencial e cinética nos sistemas em rotação. Hoje em dia, a demonstração mais utilizada para ensinar a força de Coriolis usa os utilitários da Cinemática.

Foi somente no final do século XIX que e força de Coriolis fez sua aparição na literatura meteorológica e oceanográfica. O termo "força de Coriolis" apareceu no início do século XX.

Publicité
Publicité
Commentaires
Diario
Publicité
Derniers commentaires
Publicité